sábado, 9 de agosto de 2014

O ensino de Libras

 

"O ensino de Libras deve começar desde cedo"




       Muita gente já ouviu falar no significado da palavra “LIBRAS”, mas poucas pessoas entenderam a real necessidade de se entender o que está por trás desse termo de apenas seis letras e que representa toda uma população de surdos de um país. O conhecimento de libras é de suma importância pois é a forma pelo qual os surdos se comunicam com todas as outras pessoas. Todos os dias nos depararam com deficientes auditivos nas nossas tarefas diárias e precisamos estar preparados para tratá-los bem pois eles também são constituintes da sociedade da qual fazemos parte. 
      A libras não tem um aprendizado tão difícil como imaginado por muita gente, o que ela necessita é de muita atenção e treino, pois a linguagem de sinais necessita de habilidade corporal apurada, utilização correta das mãos e uma boa expressão facial pois muitas vezes vamos encontrar sinais que são feitos da mesma forma com as mãos e o que vai diferenciar é a expressão facial que é feita. O que dificulta ainda mais o aprendizado da linguagem de sinais é a falta de locais que ofereçam esse curso, o que gera um grande déficit de intérpretes no mercado de trabalho e que afeta todos os surdos que acabam não tendo acesso aos serviços básicos. No ensino das pessoas surdas, os docentes além de estarem capacitados precisam estar cientes que eles são de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem dos surdos, a transmissão dos conhecimentos necessitam ser de forma mais paciente, o professor precisa ter capacidade de simplificar o conteúdo e que não deixe passar nenhum assunto importante da matéria dada para que não só os surdos mais todos os alunos possam aprender com qualidade.
       A libras, linguagem de sinais utilizada pela comunidade surda representa um grande avanço no processo de inclusão social do Brasil pois todos nós temos a obrigação de tratar todas as pessoas de forma igual, sem nenhuma discriminação e preconceito, pois como foi decretado pela própria constituição federal a libras se tornou a segunda língua oficial do Brasil e dever do estado garantir acesso a ela por todas as pessoas de forma livre e gratuita.

Respeito as diferenças



Abaixo se encontra um vídeo feito pelo ator Alan Henry que tem como título "A diferença" onde o autor nos expressa em todo o decorrer do vídeo sinais em libras, sem nenhum áudio e que nos mostra bem a importância da sociedade surda para o mundo, onde devemos respeita-los de forma igualitária e sem nenhuma discriminação garantindo a eles acesso a todos os serviços básicos sem nenhuma diferença de tratamento, visto que eles também são pessoas só existe a diferença de que eles não escutam a oratória mas que possuem sentimentos, sonhos, vontades, alegrias e tristezas como qualquer outra pessoa e que podem atuar na sociedade sem nenhuma restrição de comportamento.


Linguagem Brasileira de Sinais

         A libras conhecida como língua de sinais é a língua falada pela maioria dos surdos do Brasil e teve origem na língua francesa que foi introduzida por aqui pelo educador Frances Hernest Huet. 
         A libras é uma linguagem visual que é interpretada pelo corpo, principalmente com auxílio das mãos, portanto se faz necessário ter muito controle das mãos e saber transmitir os sentimentos para as pessoas sem audição. No Brasil desde 2002 a língua brasileira de sinais foi oficializada como a segunda língua e desde então os órgãos públicos e empresas privadas do setor de saúde e fonoaudiologia foram obrigados a tratarem os surdos com dignidade e sem nenhuma restrição e também as escolas da rede federal, estadual e municipal são obrigados a receberem estudantes com deficiência auditiva e prestar uma educação igualitária com a presença de interpretes e todos os professores devem saber pelo menos o básico da língua de sinais.          A linguagem brasileira de sinais está amparada pela lei número 10.436, DE 24 DE ABRIL  DE 2002 e garante o acesso a todos da integração junto a sociedade das pessoas surdas. Vemos hoje que o cumprimento da referida lei ainda é muito pouco, existem profissionais que trabalham com pessoas surdas sem nenhuma capacitação e isso tem influência direta no aprendizado dos surdos, encontramos muitos órgãos públicos e privados que não possuem nenhum intérprete de libras para atender a demanda dessa população. Apesar de existir a lei as escolas brasileiras de ensino regular não estão preparadas para receber pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva, na maioria dos colégios o máximo que observamos é a existência de dois intérpretes o que é insuficiente para atender todos os surdos, visto que são pessoas que necessitam de um atendimento mais individualizado. A problemática da falta de profissionais especializados está na pouca oferta de cursos nessa área, pouquíssimas instituições ofertam esse tipo de curso e quando se oferta é muito pouco difundida nos meios de comunicação de grande massa e o número de vagas é baixíssima, devido as poucas informações referentes a área de libras as pessoas não tem tanto interesse em fazer um curso de linguagem de sinais o que acaba gerando no mercado uma demanda muito grande desses profissionais e pouca oferta dos mesmos. O conhecimento dessa lei é muito importante para todos pois ela é a base da forma de tratamento que deve ser dada as pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva.
      A inclusão das pessoas surdas na sociedade é importante em todos os aspectos pois sabemos que todos tem capacidade de aprender e interagir com as pessoas não surdas e devemos fazer com que os deficientes auditivos não se sintam excluídos mais sim igualmente capacitados de exercer sua vida normalmente.