Embriologia é uma ciência que trata do desenvolvimento de um embrião a partir da fecundação do óvulo para o palco feto. Após a clivagem, a células em divisão, ou mórula, torna-se uma bola oca, ou blástula, que desenvolve um buraco ou poros em uma extremidade.
Em animais bilaterais, a blástula desenvolve-se em uma das duas maneiras que divide todo o reino animal em duas metades.
Se no primeiro blástula do poro (blastóporo) torna-se a boca do animal, é uma protostômios, se os poros torna-se primeiro o ânus, então é uma deuterostome. O protostomes incluem a maioria dos animais invertebrados, como insetos, vermes e moluscos, enquanto o deuterostomes incluem os vertebrados. No devido tempo, as mudanças blástula em uma estrutura mais diferenciada chamado de gástrula.
A gástrula com seu blastóporo logo desenvolve três camadas distintas de células (as camadas germinativas) a partir do qual todos os órgãos e tecidos corporais, em seguida, desenvolver:
- A camada mais interna ou endoderma, dá origem aos órgãos digestivos, pulmões e bexiga.
- A camada média, ou mesoderma, origina os músculos, esqueleto e sistema sanguíneo.
- A camada exterior de células, ou ectoderme, dá origem ao sistema nervoso e pele.
Em humanos, o embrião termo refere-se a bola de células que se dividem a partir do momento em que o zigoto se implanta na parede do útero até o final da oitava semana após a concepção.
Além da oitava semana, o ser humano em desenvolvimento é então chamado de feto. Embriões em muitas espécies, muitas vezes parecem semelhantes entre si no início de estágios de desenvolvimento. A razão para essa semelhança é porque as espécies têm uma história compartilhada evolutiva.
Estas semelhanças entre as espécies são chamadas de estruturas homólogas, que são estruturas que têm a mesma função ou similar e mecanismo de ter evoluído de um ancestral comum.
Muitos princípios da embriologia aplicam-se tanto animais invertebrados, bem como para os vertebrados. Portanto, o estudo de invertebrados embriologia tem avançado no estudo de vertebrados embriologia. No entanto, há muitas diferenças também.
Por exemplo, inúmeras espécies de invertebrados liberar uma larva antes que o desenvolvimento está completo e, no final do período larval, o animal pela primeira vez vem para se assemelhar a um adulto semelhante ao seu pai ou pais.
Apesar de invertebrados embriologia é similar em algumas maneiras diferentes de animais invertebrados, também existem inúmeras variações. Por exemplo, enquanto as aranhas proceder diretamente de ovo a forma adulta muitos insetos desenvolver por pelo menos um estágio larval.
Atualmente, embriologia tornou-se uma área de investigação importante para estudar o controle genético do processo de desenvolvimento (morfogenes, por exemplo), sua ligação com a sinalização celular, sua importância para o estudo de certas doenças e as mutações e links para pesquisas com células-tronco.