DOÊNÇAS HEMATOLÓGICAS
O sangue é um tecido primordial para à manutenção de todos os demais tecidos e órgãos do organismo humano. Basicamente, formado por uma parte líquida (o plasma) e por células (hemácias, plaquetas e leucócitos).
O plasma contem proteínas que entre outras ações atuam na defesa do organismo e ajudam a controlar hemorragias, as hemácias transportam o oxigênio para todo o organismo, as plaquetas controlam sangramentos e os leucócitos combatem infecções.
A estabilidade entre o ritmo de produção e de destruição das células do sangue, assim como a manutenção da composição do plasma, é vital aos processos de oxigenação e nutrição dos tecidos e aos processos de defesa do organismo. Algumas doenças prejudicam a produção ou a função dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Outras originam em alterações do plasma sanguíneo.
São muitas as formas de câncer que acontece nas células do sangue, e seu nome varia em função do tipo de célula comprometida. Pode-se citar como exemplo, algumas dessas doenças que afetam o tecido sanguíneo, e que interfere na saúde dos indivíduos afetados: A Leucemia e Anemia. o vídeo a seguir vem nos falar um pouco mais detalhado sobre essas doênças.
Os leucócitos, Leanderson, são células produzidas na medula óssea, cuja função é proteger o organismo contra agentes causadores de patologias. Estima-se que uma pessoa sadia comporte cerca de 5 a 11 mil leucócitos por ml de sangue, isto estando saudável, quando doente esta quantidade tende a triplicar.
ResponderExcluir